Nosso ponto de partida
Para começar a falar sobre viagens, preciso te contar que minha viagem favorita foi para a Disneyland Orlando em 2018. Para mim, essa viagem e todas as outras foram transformadoras!
Infelizmente, o processo de organização sempre é estressante e fica pior quando estamos viajando em grupo. Além disso, se você é como eu, e sempre fica responsável por organizar tudo para todos, provavelmente já se sentiu sobrecarregado(a) por causa disso em algum momento da vida.
Foi a partir deste sentimento que decidimos projetar um aplicativo para planejamento de viagens!
Essa é boa uma ideia?
Para entender qual é o cenário atual do mercado de turismo e os comportamentos das pessoas ao lidar com o planejamento de viagens, começamos com uma análise de mercado utilizando artigos, pesquisas em turismo, entrevistas e survey. Veja o que descobrimos:
-
O turismo é uma das indústrias de crescimento mais rápido do mundo (ANPTUR).
-
Também é a maior indústria de serviços comerciais (ANPTUR).
-
Um profissional de turismo, entrevistado por nós, afirmou: "Houve um 'boom' no mercado de turismo após a pandemia".
-
Ao planejar uma viagem, as pessoas não recorrem mais a agências. 53% delas prefere fazer isso por conta própria usando a internet (ANPTUR).
-
Geralmente, as pessoas planejam suas aventuras. 40% das pessoas começam a planejar entre 3 a 6 meses antes de ir para o destino (Hibou).
-
79% dos participantes da pesquisa responderam que costumam viajar em grupos (com família ou amigos).
Portanto, por enquanto, sabemos que: o turismo é um mercado em crescimento, as pessoas estão viajando mais e em grupos, e elas planejam e compram suas viagens por conta própria.
Como eles se sentem?
Em seguida, precisávamos entender melhor como as pessoas planejam suas viagens em grupo e como se sentem durante esse processo. Para descobrir isso, realizamos uma pesquisa e entrevistamos viajantes e profissionais do turismo. Aqui estão os principais resultados:
-
66% dos participantes da pesquisa responderam que geralmente uma ou duas pessoas são responsáveis por toda a organização. De acordo com as entrevistas, isso faz com que os organizadores se sintam frustrados, culpados e ansiosos.
-
82% das pessoas mantêm as informações da viagem em grupos do WhatsApp e, geralmente, os parceiros perdem essas informações e pedem que o organizador as reenvie muitas vezes. As pessoas entrevistadas disseram que, eventualmente, os organizadores ficam estressados e o restante do grupo se sente confuso.
"Sempre fico estressado quando precisamos decidir coisas sobre a viagem e todos perdem os links nos grupos do WhatsApp."
-
Sempre é difícil compartilhar e dividir os custos com todos. Algumas pessoas acabam se sentindo lesadas por serem cobradas mais do que o resto do grupo. Além disso, comumente o organizador principal é quem paga mais.
Conheça a Carina!
Após pesquisar, construímos nossa persona principal: Carina do Socorro. Ela representa o grupo de pessoas que geralmente planeja e organiza as informações de viagem.

Carina tem três problemas principais que tentamos resolver:
1- Carina precisa de uma maneira de compartilhar eficientemente os detalhes da viagem com seus parceiros para evitar que as informações se percam nos grupos do WhatsApp.
Para resolver esse problema, o usuário pode criar um grupo de viagem com seus parceiros e adicionar todas as informações dentro das pastas de organização no aplicativo. Carina também pode fazer upload de arquivos e adicionar mais organizadores para ajudá-la! Cada participante tem um quadro individual para salvar suas próprias informações e compartilhar planos individuais com o grupo também.
2- Carina precisa de uma maneira de incluir a opinião dos participantes durante o planejamento da viagem para evitar se sentir responsável por todas as decisões.
Para resolver esse problema, Carina pode permitir que os participantes sugiram ou iniciem uma votação em cada pasta até uma data determinada.
3- Carina precisa de uma maneira mais organizada de compartilhar os custos com seus parceiros de viagem para evitar divisões injustas.
Dentro do aplicativo, Carina e seus parceiros também podem registrar os custos e pagamentos relacionados à viagem. Ao registrar, o usuário pode optar por dividir com todos ou com pessoas selecionadas e o aplicativo calculará automaticamente quanto cada pessoa precisa pagar.
(Também temos mais duas personas que optamos por focar mais tarde, mas resolver os problemas de Carina com certeza também ajudará eles!)
Tudo sobre o branding!
Depois de projetar os wireframes de baixa e média fidelidade, desenvolvemos nossa identidade visual. Veja nosso moodboard:

O nome do nosso aplicativo é: Zoptrips. Um nome curto, fácil de falar em qualquer idioma e que utiliza o som "Z" que lembra algo rápido. Em nosso logotipo, também adicionamos um avião de papel, que é um símbolo comum para viagens.

Todo o visual foi escolhido para trazer um ambiente amigável, feliz e organizado para o aplicativo, então aqui está nosso Design System:

O protótipo final!
Depois de todo esse trabalho, projetamos o protótipo de alta fidelidade do Zoptrips! O protótipo de alta fidelidade foi testado usando testes de conceito, usabilidade e acessibilidade, e foi iterado de acordo com eles. Você pode testá-lo aqui:
Próximos passos
Não queremos parar por aqui! Para os próximos passos, precisamos testar novamente (após a iteração do primeiro round de testes), iterar novamente, programar e lançar nas lojas de aplicativos.